"... porque o tempo é um bem precioso ..."
09 outubro 2007
SANTO TIRSO (o concelho, o mosteiro, o santo)
Numa pesquisa, via Internet, aos vários "sites" e "links" referentes ao Concelho de Santo Tirso, ao seu milenar mosteiro, e ao mártir Santo Tirso, reuni a informação que vai redigida no presente sumário:
Nos documentos históricos existentes nos arquivos do Museu Municipal Abade Pedrosa, do Concelho de Santo Tirso e, na Benedictina Lusitana, nomeadamente, no Tomo II, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 1974, pp 11-47. Frei Leão de S. Tomás, ali arquivada, existem textos que aludem a factos, que são semelhantes ao teor do texto inserto neste blogue sob o titulo "Pagela"
Aqueles documentos descrevem o espantoso martírio infligido, a Santo Tirso, que constou de ter sido serrado o seu corpo, sob condenação pela sua fidelidade à Fé de Cristo, em Apollonia, cidade da Grécia.
Se repararmos na imagem, deste blogue, sob o titulo Ícone..., esta ostenta uma grande serra o que poderá querer significar o modo como, Santo Tirso, foi supliciado.
Relativamente ao Mosteiro de Santo Tirso, actualmente Mosteiro de S. Bento, há referências que a sua instituição teve lugar no ano de 978, por Dona Unisco Godiniz, fundado na então Vila de Moreira de Riba de Ave.
Aquele Mosteiro sofreu posteriores transformações e reconstruções, a saber: Em 1090, no Séc. XIV, e no Séc. XVII.
Nos arquivos daquele museu consta que, da Igreja de Santo Tirso de Meinedo, em data indeterminada, foram trasladadas para esse mosteiro relíquias, "o osso dum braço", do mártir Santo Tirso que foi o primeiro orago de Meinedo.
Algum tempo depois, passou o mártir Santo Tirso a ser também orago daquele mosteiro, em vez de S. Nicolau.
Daí em diante o mosteiro, em causa, recebe a denominação de "Mosteiro de Santo Tirso de Riba de Ave, Bispado do Porto".
Consequentemente, também a localidade Vila de Moreira de Riba de Ave, em cujo couto estava sediado o mosteiro, passa a chamar-se Vila de Santo Tirso.
Mais tarde, o dito mosteiro é consagrado ao monge italiano Bento de Núrcia e vai denominar-se " Mosteiro de São Bento", também conhecido por Mosteiro Benedictino.
Em 1834, aquela Vila de Santo Tirso é elevada a concelho, conservando esse nome que perdura até aos nossos dias.
Em face dos relatos que antecedem, se constata que a origem do nome daquele concelho advém, logicamente, da devoção que à época era dedicada ao Mártir Santo Tirso e do Mosteiro de Santo Tirso e ainda, da Vila de Santo Tirso, centros de fé tirsense, onde aquele mártir foi venerado, tornando-se muito conhecido, certamente, pelas inúmeras graças que concedeu aos seus devotos.
Links:
Foto 8 de 18 - Mosteiro de São Bento (ver todas):
http://www.jf-santotirso.pt/show_galeria.php?id=5&limite=8&direcao=0
Texto parcial: http://www.cm-stirso.pt/museusantotirso/pdf/carlos_de_passos%20_%20I.pdf
Texto parcial: http://www.cm-stirso.pt/museusantotirso/pdf/Benedictina_Lusitana.pdf
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Alguém me pode informar a origem de Magneto que originou Meinedo?
Boa Noite, pesquizei e encontrei isto, talvez, responda à tua pergunta.
http://www.minhaterra.com.pt/template/detalheDescHistorico.php?intNivelID=1250&MINHA-TERRA=2aeab3b1249d6df25e97d69d71143bbb
Enviar um comentário