"... porque o tempo é um bem precioso ..."

22 junho 2012

Moçambique-Antiga Mensagem de Boa Noite do Rádio Clube



Singela Mensagem de Fraternidade e de Boa Noite

Para a ouvir - LINK , http://www.lmradio.org/Sounds.htm
In RCM “Goodnight Message” read by Manuela Araiano…


Leia, também, o lindo texto, abaixo transcrito, que está em conformidade com teor do discurso fonético, inserto naquele clipe áudio/musical.

Transcrição:
1. - “Para os que viajam a bordo dos barcos que percorrem os sete mares, bom tempo e boa viagem.
2. - Para os humildes guardiões do oceano, os faroleiros, que iluminam os escolhos da beira mar, que a paz desça sobre a vossa solidão e paire longe o perigo de nevoeiro.
3. - Para as tripulações das linhas aéreas, cruzando o alto céu dos cinco continentes, que o perigo se afaste do vosso voo e que as aterragens sejam seguras.
4. - Para os que trabalham e viajam nos comboios, através desta África imensa, que a viagem prossiga sem sobressaltos e em segurança.
5. - Para os que conduzem viaturas ao longo das estradas solitárias mergulhadas na treva, que saibam moderar a velocidade e regressem são e salvos, ao lar.
6. - Às mães que docemente se debruçam sobre os berços da sua inquietação, que durmam em paz e acordem repousadas e tranquilas.
7.- Aos soldados da paz e aos que conduzem ambulâncias, que Deus vos proteja dos perigos e riscos, das vossas nobres profissões.
8. - Aos médicos e enfermeiros que socorrem os doentes e os exaustos, que Deus vos abençoe na vossa missão de misericórdia.
9. - Aos que em missão de soberania, se encontram ausentes de seus lares, que a sua missão decorra pacífica e livre de todos os males.
10. - Aos que vivem no mato e a ele deram a sua juventude, as suas forças, os seus sonhos, o nosso pensamento vai para vós, pelo isolamento e a luta constante das vossas vidas.
11. - E a todos os demais que me ouvis, onde quer que vos encontreis, sãos ou enfermos, que esta mensagem de fraternidade chegue, através do éter, aos vossos corações.
12. - Boa noite e que a bênção dos céus desça sobre vós!… (pausa)
…Boa Noite !!!”

O MEU COMENTÁRIO: - O ponto 9, interliga-se com o ponto 10, de maneira tocante, porque nós, naqueles tempos conturbados da via nacional, eramos milhares de jovens, com 20 e poucos anos e estivemos lá, MOÇAMBIQUE, (norte - teatro de guerra), bem no interior dos matos e em permanente isolamento!…

2 comentários:

FERNANDO PEREIRA disse...

Sou um MEINEDENSE (de Meinedo - Lousada) que permaneceu em Terras de Moçambique, como militar, nos tempos da Guerra Colonial. Para ali parti, em 01/04/1964, no Paquete Niassa, integrado no Batalhão de Artilharia Nr. 639 e regressei em 06/11/1966. Daí, o ter publicado, aqui, esta saudosa recordação daqueles tempos em Moçambique.

Unknown disse...


Caro Senhor,
Fui contactada por uma senhora, jurista, cujo sogro, o 1º Cabo Artur Machado Lourenço, foi rádio-montador, em Moçambique, no Batalhão de Artilharia nº 639.
Esta senhora está a tentar há alguns anos conseguir a qualificação como deficiente das Forças Armadas, em consequência dos danos psicológicos que sofreu durante a guerra.
O processo tem-se arrastado e foram-lhe agora solicitadas testemunhas, o que, passado tanto tempo, se torna muito complicado.
Caso possa ajudar, poderá contactar a senhora (Dra. Magalhães) pelo número 932377230.
Em seu nome o meu muito obrigada.
Com os melhores cumprimentos,
Luísa Almeida
Secretária da Associação de Oficiais das Forças Armadas