ÍCONES E AS SUAS SEMELHANÇAS
.
A existência de semelhanças nos dois ícones de Santo Tirso ambos anexados neste blogue, sugere-me o complemento seguinte:
.
- Ícone de Santo Tirso, em Meinedo – Portugal
.
Numa comparação simplicista, o escultor do ícone existente em Meinedo (autor desconhecido) camuflou a atrocidade, o martírio infligido, suavizando-o e apresentando a imagem de Santo Tirso revestida das melhores roupagens. Com as mãos postas em posição de recolhimento e oração. Cabeça inclinada para trás e o rosto para o céu. Contudo, o objecto fatídico que, de maneira atroz, executou Santo Tirso, a serra, essa é parte integrante dessa escultura visto que representa o objecto e o objectivo principal da condenação: - Serrar o corpo em pedaços.
.
- Ícone de Santo Tirso, em Benafarces – Espanha
.
Esta escultura, da autoria do escultor Esteban de Rueda, apresenta uma imagem realista dos acontecimentos, diria até surrealista, a verdade nua e crua, que fere susceptibilidades. Nessa imagem, Santo Tirso aparece desnudado, amarrado, a sofrer as consequências duma cruel condenação à morte. Dois soldados romanos executores da sentença, manejando uma enorme serra, também figuram neste ícone com roupagens coloridas, indiferentes (?) à injustiça que cometem.
.
- Semelhanças
.
Quanto às semelhanças, entre os referidos ícones, estas ressaltam à vista e a mais flagrante é a serra, de modelo igual. A posição de sentado e a posição da cabeça inclinada e olhos voltados para o céu.
Sem comentários:
Enviar um comentário