As últimas obras de restauro
Sobre a Igreja Matriz de Meinedo, sua antiguidade, o seu valor histórico, o seu espólio de arte sacra e os restauros da Igreja de Meinedo, o Jornal de Notícias editou um artigo, em 13-03-1994, que abaixo se transcreve, aquando da conclusão das obras de restauro, de conservação, de investigação arqueológica e de inventário, intervencionado pelo Instituto Português do Património Artístico e Arqueológico ( IPPAAR ), concluídas em 1994, cujos trabalhos tiveram a duração aproximada de 8 anos, em cujo texto figuram pareceres técnicos e descrições das várias descobertas arqueológicas.
Segue-se a transcrição textual e fotos desse artigo – reportagem -, publicado no JORNAL DE NOTÍCIAS - DOMINGO, 13 DE MARÇO DE 1994, na secção DE NORTE A SUL, LOUSADA - Pág.29, onde aqui se inclui, numa só digitalização, a reprodução das fotografias desse artigo (ver imagem acima)
Jornalistas: Cristina Gomes (Texto). Pereira de Sousa (Fotos)
Início de Transcrição
Titulo: “TEMPLO VISIGÓTICO DESCOBERTO NA MATRIZ DE MEINEDO”
Subtitulo: “Restauro da igreja será hoje inaugurado, com a cerimónia da dedicação do altar, ara do primitivo Mosteiro de Santo Tirso”.
Introdução: “Vestígios de um templo visigótico foram encontrados durante as obras de restauro na igreja matriz de Meinedo (Lousada). Entre eles um altar paleocristão que se supõe ter sido a ara do primitivo Mosteiro de Santo Tirso de Meinedo. Hoje, a igreja, já restaurada, fará a Dedicação do Altar, cerimónia que será presidida pelo arcebispo-bispo do Porto”.
Texto:
“Já nos anos 60, na freguesia de Meinedo, tinham sido descobertos vestígios pertencentes a um templo visigótico – um capitel de uma imposta, um sarcófago e outro material. Agora, com a descoberta do altar paleocristão, bem como documentação do século XII, sobre o mosteiro, prova-se que ali tinha existido o mosteiro de Santo Tirso de Meinedo (também conhecido como mosteiro de Magneto), um templo do século VII.
Mas as obras de restauro na igreja matriz de Meinedo também possibilitaram outras descobertas que vêm confirmar a existência do referido mosteiro. Vários fragmentos de um muro que formam a parede de uma capela.
O primeiro fragmento desta parede foi descoberto aquando da remoção do soalho da Capela de Santo Tirso, um dos pontos de intervenção de restauro da igreja de Meinedo. Nesse mesmo local foram ainda encontradas algumas sepulturas, que, segundo o arqueólogo responsável pela intervenção arqueológica, Dr. Miguel Rodrigues, não têm qualquer significado histórico. O segundo fragmento foi encontrado na zona exterior da igreja e o terceiro na sacristia.
Actual igreja matriz de Meinedo é uma reconstrução, no estilo românico de transição (século XIII). As obras de recuperação e restauro começaram há cerca de oito anos, e estão a cargo do Instituto Português do Património Artístico e Arqueológico (IPPAAR), sob a responsabilidade do arquitecto Francisco Cunha.
Para além da drenagem, limpeza de paredes exteriores, electrificação nova e telhado novo, à antiga portuguesa, a igreja sofreu grandes alterações, principalmente no seu interior.
A nave central foi completamente renovada para um estilo moderno (paredes brancas lisas, bancos em madeira e ferro, de linhas rectas), fazendo sobressair ao fundo a capela-mor, com as paredes revestidas de azulejos de tapete (azuis, amarelo e branco), do século XVII. O tecto é composto por nove quadros do Evangelho da Infância de Jesus (também da século XVII), que também foram restaurados. Um estilo em que se conjuga o antigo com o moderno e que, segundo o padre António de Sousa Alves, “tem chocado um pouco os paroquianos de Meinedo”. Outra da alterações sofridas na igreja matriz de Meinedo que não tem agradado muito à população diz respeito à colocação da padroeira da freguesia, Santa Maria Maior, apesar da grande devoção ao Santo Tirso. A escultura, de pedra de Ançã, do século XIV, quase em tamanho natural, esteve 200 anos na sacristia da igreja. Posteriormente, encontrava-se colocada sobre a porta principal numa edícula. No entanto, e segundo o padre António de Sousa Alves, a sua permanência naquele nicho estava a provocar a sua erosão. Assim, aproveitando as obras na igreja, o padre decidiu remover a padroeira para uma capela lateral. A ideia parece não ter agradado muito aos paroquianos, mas, para o padre, o importante é zelar pela sua conservação.
Hoje, porém, é que será o dia do julgamento, com a inauguração oficial das obras de recuperação e restauro da igreja matriz de Meinedo.
Do programa consta a Dedicação do Altar e uma sessão solene, com a presença do arcebispo-bispo do Porto, D. Júlio Tavares Rebimbas, onde serão divulgados os resultados das descobertas arqueológicas pelo arqueológico Miguel Rodrigues.
Depois, outras obras irão começar em Meinedo. A construção de uma casa mortuária e área de atendimento e uma nova habitação para o pároco e zona de apoio à paróquia”.
Fim de transcrição
CONCLUSÃO:
Por último, aconselho a leitura, de dois Links, abaixo, nos quais há mais informação sobre a parte histórica e religiosa de Meinedo.
- Assim, no site Mundo da Cultura, são feitas referências à Ponte de Espindo, (ver § 5) e também à Igreja de Meinedo (ver § 7)
http://www.mundodacultura.com/concelhos/lousada/patrimonioculturaleedificado.htm- E no site Minha Terra, é dada uma panorâmica geral sobre Meinedo, a sua história, os seus antepassados, aludindo aos vestígios arquitectónicos, rurais e religiosos existentes em Meinedo.
Notas Finais
Ao concluir mais este trabalho, o segundo sobre Meinedo, desejo exprimir o seguinte:
A intenção, primeira, que norteou esta recolha, tratamento e compilação de informação, cuja temática de cariz religioso, recolhida através de pesquisas na Internet, de buscas na Biblioteca Pública Municipal do Porto e na Redacção do Porto do Jornal de Notícias, teve por único objectivo, contribuir para o engrandecimento e para a divulgação de Meinedo, uma freguesia, uma paróquia, ricamente histórica, nomeadamente:
- No tocante aos seus antepassados religiosos, associados há existência dum remoto bispado que teve como bispo Viator
- Ao famoso Mártir Santo Tirso que, de Meinedo, se expandiu por outras terras de Portugal e de Espanha;
- Ao antiquíssimo ícone de Santa Maria Maior (Nossa Senhora das Neves), capa de livro de: “Algumas das Mais Preciosas e Belas Imagens de Nossa Senhora Existentes na Diocese do Porto”, ícone que um dia tentaram levar de Meinedo.
Meinedo em anterior trabalho
O meu anterior trabalho está publicado na internet, desde 15-11-2002, baseado numa figura ilustre de Meinedo – o Professor Académico que foi Primeiro Ministro, Dr. Duarte Leite, da Casa de Vila Pouca, cujo conteúdo pode actualmente ser consultado em,