"... porque o tempo é um bem precioso ..."

25 novembro 2007

Meinedo - Sinos Tocam a Rebate pela sua Padroeira



Facto histórico relacionado com o povo de Meinedo e a sua padroeira, Santa Maria Maior.


Nos anos 50, século XX, embora muito jovem, recordo o seguinte: Estando a imagem de Santa Maria Maior, em nicho apropriado inserto na fachada principal da igreja de Meinedo, sobre a porta principal, eis quando, de modo inopinado, os sinos da igreja tocaram, repetida e insistentemente, a rebate.
Toda a freguesia ficou em alvoroço. O povo, à data, maioritariamente dedicado às actividades agrícolas e de outras profissões, armou-se de varapaus e das mais diversas ferramentas agrícolas e acorreu à igreja. Ali constatou que a causa do alarme residia no facto de um grupo de pessoas, de fora da terra, se ter apresentado em Meinedo na disposição de apear aquela imagem do alto do seu nicho, a fim de, segundo diziam, a levarem para figurar numa importante exposição sobre arte sacra, algures numa cidade do país. Prometiam que, a imagem voltaria a ser recolocada naquele lugar.
O padre e o povo não ficaram convencidos com aqueles argumentos. E logo se espalhou a suspeita que a finalidade era levar a imagem para a copiar e posteriormente a substituir por uma imagem réplica, de insignificante valor, coisa que, era constado de já ter acontecido, com outras imagens antigas em outras paróquias.
Com base nessa forte suspeita, foi assim que o povo de Meinedo se opôs, energicamente, à saída da imagem, o que, com toda aquela espontânea união, foi possível impedir a saída da imagem, muito antiga de Santa Maria Maior, agora, com cerca de 800 anos!

24 novembro 2007

Meinedo - Santa Maria Maior - em capa de livro

O Bispo, que foi Auxiliar do Porto, D. Domingos de Pinho Brandão, descreve a estátua de Santa Maria Maior, de Meinedo, no livro por si elaborado e editado, em 1988, sob o titulo: “Algumas das Mais Preciosas e Belas Imagens de Nossa Senhora Existentes na Diocese do Porto”, por a Nossa Senhora de Meinedo e também por a Santa Maria Maior.


A imagem de Santa Maria Maior, de Meinedo, foi a escolhida, por aquele bispo, para figurar na capa desse livro que contém mais de 50 imagens de Nossa Senhora, existentes em várias paróquias da Diocese do Porto, com designações e nomes diferentes.
Tal imagem, de Santa Maria Maior, para além de figurar na capa desse livro, está também inserida na página 105 a documentar o texto da página 104, que abaixo se transcreve.

Omite-se, a foto que consta no livro, para evitar repetição.



Início de transcrição:

- "Nossa Senhora com o Menino
- Igreja Paroquial de Meinedo – Lousada
- Escultura de Calcário. Vestígios de pintura.
- Altura 175 cm; Largura 78 cm. Românica."

"Começamos a série de imagens de pedra com Nossa Senhora de Vandoma, venerável e histórica também: Nossa Senhora de Meinedo.
Sabemos o que se tem afirmado sobre a relação entre a Diocese do Porto e a de Meinedo, nas suas origens, liga-se de algum modo à diocese portucalense a Meinedo.

É estranha e singular a imagem de Nossa Senhora de Meinedo (Santa Maria Maior).
Na segunda metade do século passado encontrava-se na sacristia. Foi colocada, depois, na janela da frontaria da igreja onde presentemente se encontra. (Nota:
Isto em 1988).
A virgem tem um rosto severo e duro.
Segura do lado esquerdo o Menino e na mão direita ostenta um ramo de flores.

É curiosa a indumentária, sem paralelos entre nós. Com abundantes pregas e dobras. Parece vestir duas túnicas sendo a exterior de menores dimensões.

O menino, vestido, segura na mão um globo.

A imagem foi cavada na parte anterior, fenómeno relativamente frequente, pois ficavam mais leves e, por isso, mais facilmente se podiam transportar nas procissões.

Quanto à época em que foi feita, é românica. Alguns autores já a têm atribuído ao século XII”.


Fim de transcrição.

Notas relativas ao livro:

Origem: Edição da Diocese do Porto, 1988 – Ano Mariano 1987-1988
Autor: D. Domingos de Pinho Brandão, Bispo Auxiliar do Porto
Titulo: “Algumas das Mais Preciosas e Belas Imagens de Nossa Senhora Existentes na Diocese do Porto”
Páginas: 104 e 105
Local de pesquisa: Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), sob registo G-54-52.

Meinedo - Ícone de Santa Maria Maior


A imagem centenária de Santa Maria Maior, em meu modesto entender, é muito bela e imponente. Digna de figurar na lista: “…das Mais Preciosas e Belas Imagens de Nossa Senhora…” Foi modelada e cinzelada em pedra de Ançã, em tamanho natural, com um lindo manto todo talhado com formas graciosas, onduladas, com o Menino Jesus ao colo. Em suma, uma obra de arte românica, para uns do século XII, para outros do século XIV. Esta imagem é também conhecida pela imagem de Nossa Senhora das Neves, de Meinedo, denominação atribuída certamente pela sua grande beleza e brancura que ostenta.
Em 09-09-2007, dia coincidente com a festa dedicada a Nossa Senhora das Neves, o ícone de Santa Maria Maior, acima, foi fotografado no altar que lhe está destinado desde 1994, aquando da conclusão das obras de restauro da igreja, (futuro tema a inserir neste blogue), altar este, localizado na parede interior da igreja, lado esquerdo, depois daquela imagem ter sido retirada do nicho, agora vazio, da frontaria principal exterior da igreja para a preservar da intempérie e da poluição, segundo pareceres dos técnicos arqueólogos.